veremos Re-Capitulando...: "Tente a ignorância"

quarta-feira, 1 de julho de 2009

"Tente a ignorância"

Que a crise chegou e se estabeleceu, mais ninguém tem duvida.
Também não resta duvida que investimentos em educação estão em “baixa”, situação que, somada à primeira afirmação, tende naturalmente a agravar-se.

Se for analisada friamente, a situação estudantil é delicada e complexa. Além do já citado, vemos, num turbilhão, novos termos a ilustrar as reformas estudantis e os centros acadêmicos.

Com o significado ainda pouco esclarecido, PROUNI, REUNI, Sucateamento das Universidades, Privatização do Ensino, Vestibular Unificado, dentre outras incógnitas, passeiam ora nos planos governistas outrora nos veículos de mídia, e, em sua maioria, no “lado sombreado e borrado” do entendimento geral.

O diretor de Harvard, em entrevista ao Estadão, utilizou de uma expressão interessantíssima para defender e colocar os holofotes no investimento à educação: “Se você acha alto o custa da educação, tente a ignorância”.

Claro e cruel!

Principalmente para os brasileiros, que convivem, expostos quase rotineiramente pelos veículos de informação, com números exorbitantes no que se refere a abandono e, pela falta de planejamento familiar ou renda, não inserção escolar.

As Faculdades também sofrem, devido ao pequeno numero de vagas e oportunidades, tendo em mente o tamanha da classe estudantil, que ainda fica a mercê de sua incerta e indagável qualidade.

Em uma época onde o produto mais almejado e valorizado é o conhecimento, que passou de necessário à pré-requisito, investir em educação, mesmo que há longo prazo, é a saída mais rápida, inteligente e eficaz para contornar a crise!




(Para pensar e debater)



- De que se trata atualmente reforma Estudantil, e onde entram os termos: Vestibular Unificado, ProUni, ReUni e tantas outras terminologias?

- A educação brasileira tende mesmo ao Sucateamento?

- Se a educação é mesmo o meio mais inteligente e promissor de investimento, porque não ocorre com mais emprendimento?

15 comentários:

  1. É Lamentável o que acontece com a educação no Brasil.

    Faço faculdade na UFAL, vc nem imagina o aperto q passamos!

    ResponderExcluir
  2. A reforma estudantil, foi um erro. Ainda não temos base para isso, muitas pessoas vão perder a oportunidade.
    Espero que não, mas do jeito que vai acredito que sim!
    Pra mim mesmo, a reforma estudantil acabou com meus planos.
    Simplesmente, por que vivemos num país corrupto, que não podemos ter pessoas pensantes, para contesta e assim tirando o dinheiro extra dos nossos representantes.

    Obrigado pela visita, e pelo convite, mas eu sou muito acanhando pra essas coisas e devagar demais pra descrever algo que faço.

    muito bom aqui, beijos, abraço

    ResponderExcluir
  3. Juro que chorei lendo seu poste=//

    Já tentei o PROUNI três vezes e fui reprovada porque a renda ultrapassou R$20,00. Como se isso significasse que posso pagar uma facul de quase R$2000,00¬¬
    SEm emprego, estudo... e os políticos roubando... tô triste.

    ResponderExcluir
  4. a educação no Brasil, é algo.. cruel.
    muito chocante essa nossa realidade :/

    http://semfronteiraas.blogspot.com/
    passa depois.
    ;*

    ResponderExcluir
  5. A educação no Brasil hoje é foda!!

    Abraços sucesso

    Visite nosso Blog!

    http://mulatorta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bom...
    dessa vez vou ficar devendo...
    sobre esse tema (ja sai do universo estudantil há dois anos) não estou muito por dentro!
    mas espero aprender por aqui!
    para que na proxima vez seja diferente!

    ResponderExcluir
  7. Poxa...é bem complicado realmente. Tem um problema tbm, q me toca profundamente. MG é um dos estados q mais investe em educação, as crianças entram na escola mais cedo, tem diversos programas educacionais...enfim...mas quem dá valor? Ir pra escola é sinonimo de zuar poxa, e ainda reclamão pq o ensino particular é melhor, mas tem q ser mesmo...alias deveriam ter escolas separadas, pros alunos q realmente se dedicam, pra estes receberem ensino melhor, mais capacitação e evitar milhares de cursinhos mais tarde. EDUCAÇÃO de qualidade é um direito de todos, mas quem se importa?

    ResponderExcluir
  8. fico pensando se o brasil investir-se em educação á muito tempo como é que estariamos

    ResponderExcluir
  9. é... a frase do kra realmente da um impacto ! e dxa as pessoas um pouco sem resposta ! pq ela realmente corta qualquer argumento ! mas por outro lado eu acho ignorância dxa o povo burro ! ajudar os desfavorecidos com certeza é a melhor forma d evitar crimes e crescer a economia d um país !!!

    Comenta no meu também ok ???
    http://www.escolhaopcional.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. - De que se trata atualmente reforma Estudantil, e onde entram os termos: Vestibular Unificado, ProUni, ReUni e tantas outras terminologias?

    Essas reformas estudantís são fracas e oportunistas. O PROUNI o governo oferece bolsas em faculdades privadas, mas em troca dessas vagas os tubarões do ensino recebem um desconto nos impostos. Estatísticas mostram que a cada vaga numa faculdade particular dada pelo governo, se poderia financiar 3 vagas em universidades federais. O REUNI é uma proposta para aumentar o número de vagas e cursos nas universidades, só que o mal disso é que para cada 18 alunos haja um professor. Fora que o governo só ampliará 20% do orçamento nas instituições federais. Isso é uma maneira que o governo tem para obter números de alunos formados em universidades, só que sem nenhuma qualidade, fazendo com que o ensino superior fique cada vez mais sucateado.

    ResponderExcluir
  11. Opa, sou Rafael do Grudado na Politica. E queria saber como seriam esses debates pela web. Sim, se quiser parcerias, já que nossos blogs possuem os mesmos objetivos é só falar.

    Outra coisa, vi que você participou do Congresso Nacional dos Estudantes e o texto seu texto tem tudo haver com o que foi debatido lá. Pensa que o CNE não teve os objetivos alcançados, no fim não deu em quase nada. Eu estava no meio daqueles que pediam abstenção e que no final foram calados, mas torço para que a ANEL seja uma instituição séria e que represente os estudantes como deve ser.

    Abraçossss

    ResponderExcluir
  12. O ensino público no Brasil é algo que reflete claramente o desinteresse da própria sociedade no condisente à sua própria educação! É algo de se lamentar muito. Mas depois, é algo pra mudar urgentemente...
    abraço e sucesso com o blog...

    *************************************
    www.girafanet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu poderia dizer que a crise é de ética, de moral. Mas crise quer dizer que é passageiro. Essa situação já se instalou. A falta de vontade política, a imoralidade de legislar em causa própria e a preocupação apenas com o próprio bem estar podem explicar a situação caótica da educação e de outros setores. O que devemos fazer? NÃO REELEGER NINGUÉM!

    ResponderExcluir
  14. O governo quer manter a maioria do povo burro e sem senso critico para que sempre os mesmos corruptos sejam eleitos

    fato
    ps: a ditadura existe ainda
    www.ruivosuburbano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Sou Ruan Correia
    E acho o seguinte que somos lesados o tempo todo pois educação e um direito de todos mas as pesoas não tem coragem de discutir se manifestar preferem ficar caladas por medo.
    Acho que ja passou da hora de os estudantes sairem e manifestar somos o futuro da nação, se não o promovermos quem vai fazer isso.Acho ridiculo o transporte aonde tem estudante,são sempre os onibus mais cheios por estrategia pois todos pagam meia e então eles fazem isso de proposito.

    ResponderExcluir