veremos Re-Capitulando...: "Empresas e Executivos"

terça-feira, 7 de julho de 2009

"Empresas e Executivos"


Estive lendo recente edição especial da revista Exame, matéria com o titulo de “o sucesso pode matar”, onde o escritor e ex-professor da Universidade Stanford (EUA) Jim Collins em brilhante entrevista diz:

“Empresas poderosas não entram em declínio porque se acomodam. Elas se tornam tão arrogantes que acreditam que todas as suas iniciativas serão infalíveis... Na maioria das empresas o principal executivo é praticamente um ditador - para o bem e para o mal. Se a companhia tiver um problema e os acionistas chiarem, ai o conselho interno entrará em cena, mas o processo leva algum tempo... A idéia de que podemos motivar pessoas por meio de remuneração é verdade para os medíocres, não para os grandes - eles são movidos por uma força interna.”


Estou impressionada com a semelhança de empresas e executivos medíocres apresentados por ele com a nossa linda e doente empresa chamada Brasil, onde os executivos e lideres que formam a maioria da classe política, ou seja, nossos funcionários que escolhemos para tomar conta desta empresa. Temos a mania triste de colocar raposas para tomar conta do nosso galinheiro. Temos que entrar em cena logo!


3 comentários:

  1. É assim também que funciona no Brasil, para os empresarios qto menos pagarem de salários melhor... Depois reclamam qdo tem uma crise mundial, quando se tem um excesso de produçao, mas as pessoas nao possuem capital para comprar...

    ResponderExcluir
  2. concordo com isso as empresas se acomodam mesmo

    ResponderExcluir
  3. eu acredito que ela fazem isso mesmo

    ResponderExcluir