veremos Re-Capitulando...: “Retrô” da Semana!

sábado, 4 de julho de 2009

“Retrô” da Semana!

Resumo dos textos


Bem, primeiro contato, espero que de muitos, dessa nova idéia/iniciativa. Admito sentir certo frio na barriga!

Algo grande, em sua forma simples, que vibra na cabeça de todos, de uma forma ou de outra, há muito tempo. ‘Como mudar toda essa bagunça que se estende por nossas vistas?’

(...)

A era 68, 69, mudou o Brasil de forma incrível! Mostrou ao mundo, e principalmente para nos mesmos, a qualidade da arte brasileira, a força de um movimento autêntico, original, que bradava para quem quisesse ouvir que, a partir dali, quem mandava éramos nós.
No final das contas, deu uma cara de Brasil a nossa terra!

Foi sem dúvida a época de maior criação e efervescência de idéias nesta terrinha tropical. E é ai que morra o perigo!

Os dogmas criados por esse vanguardistas ainda são bradados, mais de 40 anos depois, passada-se a ditadura, passada-se a necessidade de ser contra tudo que venha de outros.

Muitos ainda estão indo para Woodstock a pé, atirando pedras em tudo que, naquele tempo, era incomodo.

Lembro de Caetano Veloso falando sobre esse tema, fechando com uma frase eloqüente, que ainda flutua no meu consciente: “Para ser parecido com o que era, há de ser tudo diferente.”

(...)

Que a crise chegou e se estabeleceu, mais ninguém tem duvida.
Também não resta duvida que investimentos em educação estão em “baixa”, situação que, somada à primeira afirmação, tende naturalmente a agravar-se.

O diretor de Harvard, em entrevista ao Estadão, utilizou de uma expressão interessantíssima para defender e colocar os holofotes no investimento à educação: “Se você acha alto o custa da educação, tente a ignorância”.

Claro e cruel!

Principalmente para os brasileiros, que convivem, expostos quase rotineiramente pelos veículos de informação, com números exorbitantes no que se refere a abandono e, pela falta de planejamento familiar ou renda, não inserção escolar.

Em uma época onde o produto mais almejado e valorizado é o conhecimento, que passou de necessário à pré-requisito, investir em educação, mesmo que há longo prazo, é a saída mais rápida, inteligente e eficaz para contornar a crise!

(...)

Vamos rever o significado de alguns termos, títulos, conceitos e palavras que possam ter entendimento rápido e claro para todos nós, "pessoas comuns".

Da água que bebemos e até do papel higiênico, passando por toda e qualquer compra ou despesa da nossa sobrevivência.

Pois é, todo este dinheiro que nós "pessoas comuns" mandamos para o " governo", ou seja os "políticos", ou seja "nossos funcionários" cuidarem de nossos hospitais e postos de saúde, de nossas escolas, de nossa segurança, de nossa cultura, de nossas ruas e estradas, de nosso lazer e de tudo o mais que é "patrimônio público"

Imagino eu que quando nós entendermos o que significa "democracia", "Poder Público", "opinião pública", "servidor público", "eleitor", "voto", "recursos públicos", "Ministério Público", "conselho de ética", "contribuinte", "nação", vereador, deputados estaduais, deputados federais, senador, secretário de estado, ministro, prefeito, governador, presidente da república, "Gestão pública", "tráfico de influência", "nepotismo", "lavagem de dinheiro público", "orçamento", "superfaturamento" e "CPI" (UFA!!!), poderemos com alegria ser chamados de "POVO BRASILEIRO”!.
Temos muito que fazer.
Vamos arregaçar as mangas e começar logo a explicar a quem pudermos o significado disso tudo e de muito mais.
Abraços desta pessoa comum.

19 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!

    Bonito e inteligente!

    ResponderExcluir
  2. olha eu ali (:

    gostei muito do blog, acho que existem muitas pessoas desligadas, ou mesmo conformadas com estes assuntos e nao me resta quase ninguem para discutir ou mesmo demonstrar minha idignação (:

    espero que continue postando,
    beijos e abraços o/

    ResponderExcluir
  3. Dei uma geral no blog..tinha vindo aqui, mas não li direito.
    Parabéns pelas postagens... voltarei pra companhar :)

    ResponderExcluir
  4. É até simples entender pq não investem em educação: quanto menos educação o povo receber mais fácil é vai ser enganado.
    Chega ser irritante vc ver na TV uma pessoa como Roberto Jefferson falar sobre a melhor forma de usar dinheiro da aposentadoria. Pra mim só sendo muito macho ou um milagre pra arrumar essa zona chamada Brasília

    ResponderExcluir
  5. Nossa tanta coisa q nem sei por onde começar
    A questãao politica da coisa toda é q as pessoas aprendem sozinhas infelizmente não existe no brasil nas escolas e nem nos partidos politicos uam aula de iniciação a politica que poderia ser muito util nçao no futuro do brasil mas no das pessoas

    ResponderExcluir
  6. Muitas dessas palavras se tornarão realidade quando investirmos mais em educação. Nesse sentido, creio que o pensamento brizolista tinha razão.

    ResponderExcluir
  7. Parece a revista Veja...
    Gostei... vou acompanhar seu blog.

    ResponderExcluir
  8. O blog está muito bom, para início e tenho certeza que vai longe. São blogs desse tipo que precisamos e a maneira de recapitular os assuntos, colocando em uma espécie de debate didático contribui muito para quem está lendo. espero que o blog continue assim.

    ResponderExcluir
  9. eh verdade, acho que a politica pra mim, talvez não mude, pelo fato de (pelo menos pra mim) nós estarmos com um dos melhores presidentes que o pais jah teve!

    ResponderExcluir
  10. Muito informativo!!

    Adorei!!!

    Visite o meu blog tb...

    www.ligadonabola.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. O distanciamento de 20 anos de ditadura, da capital colocada longe demais dos olhos e dos BBB da vida nos faz um país pobre.
    Mas sinto que melhoramos a cada dia que passa.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo blog. Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente nos dia atuais com tanta corrupção está difícil fazer enter o real signicado das palavras para quem prefere não entender... Adorei o texto!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  14. Muito legal teu post :)
    Muita coisa a ser aprendida, o Brasil ainda é um adolescente teimoso e continuará por um bom tempo assim, se algumas providências não forem tomadas!
    É utopia acreditar que ele está tornando-se desenvolvido...

    ResponderExcluir
  15. Espero, com aquela esperança que nunca morre que o governo venha a mudar.

    ResponderExcluir
  16. Esse blog vai longe hein, tem certeza...


    Muito bom o teu blog.

    Visite-me se o meu e fique a vontade para comentar :)

    http://saulolopes.blogspot.com

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante essa idéia de adicionar os comentários nos posts.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  19. Sempre é hora de resistir ao inexorável, hoje não pode ser dieferente. a luta continua mas os tempos mudaram, é mais fácil acreditar que a gente não muda e que mudam os demais! Mas, parafraseando salvador allende a história é nossa, e a fazem os povos! agora é regaçá as manga!

    ResponderExcluir